Você sabe o que é um telhado verde?

telhado-verde

Dicas de Decoração

Por: chavefacil | 01 novembro 2016


Em casas, sobrados ou apartamentos, o telhado é responsável por 80% do calor que circula nos ambientes. Dentre as várias possibilidades de materiais aplicáveis à cobertura dessas edificações, há o telhado verde, que consiste na aplicação de vegetação sobre coberturas impermeáveis, uma forma de recuperação da área verde roubada do solo dos terrenos.

O telhado verde pode ser aplicado em qualquer tipo de moradia e utiliza principalmente gramíneas ou plantas de raízes não muito profundas para evitar o sobrepeso nas coberturas.

Como vantagens da instalação, isolamento acústico, redução e controle da temperatura interna, proteção contra umidade e consequente aumento da vida útil dos materiais aplicados a elas. Já para o meio ambiente, há a absorção do gás carbônico da atmosfera e um maior controle da umidade relativa do ar no entorno da edificação.

A técnica é uma solução sustentável que pode ainda ser aprimorada quando acrescida de funcionalidade. São os chamamos de terraço-jardim: trata-se de agregar ao telhado verde efeitos estéticos e destinar a ele novos usos, como por exemplo, transformá-lo em jardim, solarium, espaço de lazer e convivência ou até mesmo em uma horta.

Apesar do custo de aplicação de 10 ou 15% a mais em relação a um telhado comum, o terraço-jardim propicia uma economia energética que compensa o investimento. Além disso, a criação de novas áreas de convivência e os efeitos visuais criados são uma oportunidade para utilizar a natureza a favor da arquitetura.


Post relacionados

Comentários


O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *